domingo, 7 de fevereiro de 2010

Charles Perrault, um francês universal

"Charles Perrault (1628-1703) sempre viveu em Paris e morreu aos 75 anos. O poeta da Academia Francesa, membro da alta burguesia, foi imortalizado por criar uma literatura de cunho popular que caiu no gosto infantil e contou também com a aprovação dos adultos.
Aos 50 anos, trocou o serviço ativo pela educação dos filhos. Movido por esse desejo, começou a registrar as histórias da tradição oral contadas, principalmente, pela mãe ao pé da lareira.
Com quase 70 anos, publicou um livro de contos divulgado, na época, como "contos de velha", "contos da cegonha" ou "contos da mamãe gansa", que ficou conhecido em todo o mundo. A primeira edição, de 1697, recebeu o nome de Histórias ou contos do tempo passado com moralidades, que remete à famosa moral da história presente ao final de cada texto.
Com redação simples e fluente, as histórias eram adaptações literárias que traziam ao final conceitos morais em forma de verso. Essa perspectiva promove, desde a fase inicial, na chamada literatura infantil a existência de um teor pedagógico associado ao lúdico.
Os Contos da mamãe gansa se constituem de uma coletânea de oito histórias, posteriormente acrescidas de mais três. Os contos que falam de princesas, bruxas e fadas habitam até hoje o imaginário infantil, como "A Bela Adormecida", "Chapeuzinho Vermelho" e "Cinderela", dentre outros."


Transcrito de www.graudez.com.br.
Acesso: 07/08/2008.

Nenhum comentário: