domingo, 7 de fevereiro de 2010

Gestos Bonitos

No Haiti só há lixo, miséria, desemprego, famílias inteiras morrendo (fome e doenças), estradas de lama, rios de lama, favelas de lama e camelôs de lama que nada conseguem vender. Além da falta de luz, furacões e cadáveres insepultos.
Esbulhada durante séculos por potências estrangeiras (algumas com o aval da ONU), amordaçada e surrada por quem deveria defendê-la, essa ex-colônia francesa não tem como nem a quem apelar. "Pasto universal", acha-se "sem ar, sem luz, sem razão". (Antônio de Castro Alves)
Suspeita-se que o nosso país, destacado para protegê-lo, comandando uma força multinacional, incentiva e lidera violências, massacres e pilhagens contra a população indefesa.
Comenta-se que o Brasil apenas guarda (com mão e testa de ferro, obediente, servil) as riquezas naturais dele para usufruto das grandes economias (EUA, França, Inglaterra...).
E que a vida ali virou mera sobrevivência, desespero puro, depois que a ONU encheu o país de milícias truculentas e esvaziou sua soberania, seu patriotismo e sua autonomia política; agora, sem governo, sem cidadania e sem dignidade, simples fantoches, os haitianos não têm direito sequer a voz e voto. E pasme: Papai Noel lá é proibido por lei!
A mídia me passa a imagem de uma tropa brasileira idolatrada (e eu quase creio!). Todavia... então por que só circula armadíssima e blindada? Brincando de casinha? De sacanagem?

Enfim eu creio sim:
1 - Nos "loucos", que mudam o Mundo (jamais os acomodados, os poderosos).

2 – Na Rede Globo, que me tornou mais percuciente e humano, com suas reportagens sobre garis, nordestinos, gestos bonitos, dramas pessoais humildes, histórias comoventes, flagelos da Natureza; com suas campanhas antifome e pró-brinquedos, suas denúncias, sua ética... Ela mostra fatos inaceitáveis, levando-me a pensar e agir.
Quão nobre é interpretar o alheio sofrimento, exigindo liberdade para os oprimidos... E não perder nunca, nunca a capacidade de indignação: jamais se calar diante das injustiças!
Queria contar com você, escritor, intelectual, idealista, messeneiro dos bons: doe alimentos e roupas. Enquanto há vivos lá. Faça contatos. Existem ONGs sérias trabalhando. Ajude! Seus sonhos agradecem.
A República do Haiti também pertence à Humanidade...

Outros dados sobre o Haiti:
Quatro dos oito milhões são analfabetos.
Quatro dos oito milhões, aidéticos.
Desemprego: 70%.
Abaixo da pobreza: 80%
República desde 1804.
Só pretos.
Ampla violação de direitos humanos.

Este texto é:
- Para o jornalista Arnaldo Jabor;
- Para a irmã Anette Auguste, presa lá (incomunicável) desde 2000.

Nenhum comentário: