domingo, 7 de fevereiro de 2010

Marina Colasanti: Prêmio Nobel de Literatura

Méritos não lhe faltam.
Publicou vários livros de contos, crônicas, poemas e histórias infantis. Recebeu o Prêmio Jabuti com Eu sei, mas não devia e também por Rota de Colisão.

Dentre outros, escreveu: A morada do ser, A nova mulher, Aqui entre nós, Contos de amor rasgados, E por falar em amor, Eu sozinha, Gargantas abertas, Intimidade pública, Mulher daqui pra frente, O leopardo é um animal delicado e Zooilógico.

E para crianças: Doze reis e a moça do labirinto de vento e Uma idéia toda azul.

Colabora, também, em revistas femininas e é constantemente convidada para cursos e palestras em todo o Brasil.

Nasceu ela em 1938, em Asmara, Etiópia, morou 11 anos na Itália e desde então vive no Brasil.
Casada com o escritor e poeta Affonso Romano de Sant'Anna.


Algumas injustiças:
Ainda não tem ainda nenhuma obra sua em filme ou minissérie de TV.
Ainda não foi eleita para a Academia Brasileira de Letras.
Ainda não ganhou o Prêmio Hans Christian Andersen (o Nobel da Literatura Infantil), já outorgado a Lygia Bojunga Nunes e Ana Maria Machado.
Ainda não ganhou o Prêmio Nobel
Ainda não foi traduzida para todas as línguas do mundo.

Informações retiradas de O encanto místico de uma literatura multissecular (Monografia) , disponível neste site.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá.
Ganhei um livro da Marina Colasanti quando tinha oito anos, Uma Idéia Toda Azul.
Não sei se não tive a oportunidade de ler o livro ou se li mas esqueci, mas o fato é que só agora, aos meus 18 anos, resolvi pegar o livro para ver do que se tratava.
Sinceramente, trata-se de um livro que nao devia se enquadrar na categoria "infantil". Hoje, eu mal sou capaz de entender os sentidos subjetivos dos pequenos contos e muito menos revelar meu inconsciente por meio deles. Mas está claro que os contos tem algo mais. E eu tenho que ter algo a mais para entende-los.
Aos meus 8 anos, o livro me causaria estranhamento.
Aos meus 18, somente, posso ser capaz de entender o que está por trás dessa leitura fascinante.
Por hora, só me pergunto: se esse era o livro das crianças, imagino quais nao sejam os para adultos.......